Tomadas que aquecem e derretem o plugue, normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especifícação), acarretando um superaquecimento e muitas ...
Tomadas que aquecem e derretem o plugue, normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especifícação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
Solução:
As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).
Portanto, nesses casos, deve ser instalada tomada com corrente nominal adequada ao equipamento (16A, 20A, 25A, 30A, …).
O mesmo procedimento deve ser adotado para o plugue do equipamento, caso eventualmente se necessite de substituí-lo.
Cuidados:
Verificar sempre o valor da tensão nominal (Volts) e da corrente nominal (Ampéres) da tomada e do equipamento antes de ligar. (exemplo: 250V – 16A)
A seguir enumeramos os aparelhos com corrente nominal elevada, devendo-se evitar as tomadas comuns:
Forno de microondas, Máquinas de lavar louça, Máquinas de secar roupa, Ferro de passar roupa, Ar condicionado, Fogão e forno elétrico, Secador de cabelo, Aquecedor de ambientes, como os mais usuais.
Importante:
Nunca faça a ligação de chuveiro, torneira elétrica e aquecedor de água através da tomada.
A ligação deverá ser feita diretamente nos condutores do circuito, no interior das caixas de derivação ( caixas de passagem ). Use sempre produtos conforme as normas técnicas da ABNT.
Benjamins
Quase toda casa possui pelo menos um benjamim. Esses utensílios são bem úteis e muito utilizados.
Entretanto, é importante que a população saiba como evitar situações que possam causar curto circuito ou uma sobrecarga na sua instalação elétrica e, ainda, que os pontos de energia comuns são dimensionados para suportar a energia elétrica de aparelhos com potências pequenas, na ordem de 200 W, se ficassem o tempo todo ligados (em funcionamento).
Como utilizamos alguns aparelhos por determinado tempo apenas, o fio da tomada suporta mais potência. Esses aparelhos chegam a possuir potências de até 600 Watts.
Por isso, existem tomadas cujos fios são especialmente mais grossos , ou seja, que foram dimensionadas para suportar a potência do aparelho que ficará acoplado naquela tomada, como é o caso das tomadas de geladeiras, freezeres, aparelhos de microondas, entre outros.
É importante saber que, ao utilizarmos os benjamins, estamos somando as potências de todos os aparelhos que neles são acoplados, fazendo com que o fio da tomada fique sobrecarregado.
Desta maneira, a utilização do benjamim não deve ser permanente. Caso isto ocorra, é importante que a instalação elétrica seja revisada por um eletricista habilitado para avaliar se o fio da instalação suporta a potência que está sendo imposta àquele circuito elétrico.
Durante seu uso os benjamins não devem apresentar desgaste, deterioração, folgas ou escorrimento de qualquer material constituinte
Antes de utilizar o seu benjamim, observe alguns cuidados :
Introduza-o em locais onde haja ventilação permanente;
Não o deixe perto de aparelhos que esquentam muito, como estufas, pois ele pode derreter com o calor excessivo ou contínuo;
Se estiver molhado, não chegue perto de aparelhos elétricos, você pode levar um choque;
Deixe crianças longe de benjamins e tomadas;
Seque bem as mãos antes de ligar uma tomada ou benjamim e nunca desligue um aparelho puxando pelo fio;