Por isso, elaboramos um conteúdo especial com 5 dicas para preservar a durabilidade do seu sistema fotovoltaico. Veja a seguir!
Cuidado com produtos inadequados
O cuidado na manutenção também passa na hora de selecionar os produtos que serão usados na limpeza, tendo em mente que não se pode utilizar produtos químicos em painéis. Remover manchas ou qualquer outro problema usando esses produtos pode danificar ainda mais os painéis. No mais, evite instrumentos que podem riscar o aparelho, como escovas de aço e metal, pois a sua superfície é bastante frágil.
A limpeza do painel solar não requer nenhum procedimento específico, desde que utilize os produtos adequados. Ou seja, o ideal é fazê-la com um pano úmido, sem produtos químicos.
Faça manutenções preditivas
Como diria o ditado, é melhor prevenir do que remediar. E isso se aplica exatamente aos sistemas de energia solar. Como vimos, a durabilidade dos painéis solares pode ultrapassar os 30 anos. Para isso, no entanto, é crucial realizar as manutenções preventivas, mesmo que tudo funcione perfeitamente.
A manutenção preditiva do sistema de energia solar consiste em realizar uma inspeção visual periódica no painel a fim de identificar arranhões, manchas, rachaduras, substituição de fios ou outros itens da instalação e indícios de quebra.
Acompanhe os dados de produção de energia
Existem vários motivos para você realizar o monitoramento da produção de energia solar do seu sistema fotovoltaico. Afinal de contas, o sistema é o seu provedor e quanto melhor ele estiver funcionando, maior será a sua economia e o retorno do investimento. Por isso, a utilização de softwares e aplicativos de acompanhamento em tempo real do sistema são de extrema importância.
As tecnologias permitem um gerenciamento facilitado do seu estoque de energia. Dessa maneira é possível viabilizar a prevenção dos danos no aparelho, com maior controle do seu funcionamento e cuidado no caso de eventuais manutenções.
Mantenha os painéis na posição correta
A eficiência de um painel solar está diretamente ligada à sua posição. É necessário um local de instalação livre de qualquer sombreamento. Como um painel solar deve captar o máximo de energia solar, o ideal é que não haja qualquer tipo de obstáculo.
De modo geral, as instalações priorizam o posicionamento das placas viradas para o norte, pois é a direção que oferece melhor aproveitamento da luz. E essa é a principal razão que não se deve alterar a posição dos painéis. Caso isso aconteça, é necessário reposicionar os módulos.
Conte com uma equipe especializada
O trabalho domiciliar é bom e resolve certos problemas menores, mas, ter um profissional do ramo ao seu lado é ainda melhor. A EP Engenharia está a mais de 6 anos trazendo economia e sustentabilidade para o mercado de energia solar com soluções diferenciadas e inovadoras. Trabalhamos com a mentalidade de quem acredita no negócio e para isso cuidamos cuidamos de cada entrega e cada processo desde o planejamento até após a instalação. Não é atoa que já são mais de 245 projetos aprovados. E para conquistar a sua liberdade energética é só clicar aqui.
Category:Blog