Até pouco tempo era comum que o uso de energia solar fosse restrito a grandes propriedades ou empresas. Hoje isso mudou e a energia solar em condomínios se tornou uma solução sustentável evitando a poluição do planeta em que vivemos. E os benefícios não param por aí. Essa estratégia traz impactos positivos nas finanças de todos, já que os gastos são compartilhados e a economia de energia permite que todos paguem um valor bem abaixo do que estavam acostumados.
Quanto mais pessoas souberem a respeito dos benefícios proporcionados pela energia solar em condomínios, então maior será o número de sistemas instalados nesses locais para gerar esse tipo de energia. Por isso, elaboramos um conteúdo especial com as principais vantagens da energia solar em condomínios. Veja a seguir!
Como funciona o sistema em condomínios
No caso dos condomínios, em vez da instalação de um sistema para cada residência, é utilizado um grande sistema capaz de alimentar todas as unidades e áreas comuns do condomínio. No momento da instalação, a empresa responsável realiza um estudo de caso e escolhe um ponto no qual há mais incidência de raios solares.
Nesse local, serão colocadas as placas de captação da luz do sol e conversão em energia. O tamanho do sistema e a quantidade de placas solares utilizadas depende do nível de consumo elétrico total. Além disso, para garantir o abastecimento, é realizado um estudo considerando a incidência dos raios solares e zonas de sombreamento.
Com isso, os condomínios ganham com a economia na conta de luz e conseguem incentivar a consciência ambiental nos moradores. Quando os recursos internos são usados de maneira adequada é possível reduzir o desperdício, aumentar a eficiência e ter dinheiro em caixa para a realização de outras melhorias para todos os moradores.
Vantagens
Redução da fatura mensal
O benefício que traz mais impacto para os síndicos e moradores é a economia de energia gerada pelos sistemas de energia solar. A energia solar gera uma economia em torno de 50% a 95% nas contas de luz favorecendo a viabilidade financeira condomínio. O investimento realizado pode ser pago em aproximadamente 4 anos, o que significa que após o período o sistema vai apresentar uma lucratividade ao longo da sua vida útil.
Essa é uma vantagem que pode ser vista tanto por condomínios menores quanto por aqueles de grande porte, que têm áreas de lazer com sauna, quadras e piscinas.
Valorização do condomínio
A instalação de um sistema de energia solar em condomínios ajuda na valorização das unidades. A valorização se dá justamente pela contribuição positiva em relação ao meio ambiente, além dos benefícios já citados em relação a economia de energia.
É válido citar que a tendência é que essa valorização aumente ainda mais. Afinal, é um ramo em constante expansão e isso faz com que cada dia mais as pessoas busquem pelos benefícios dessas instalações.
Energia limpa e renovável
É importante considerar que a energia solar além de renovável, também é considerada sustentável. Mesmo em dias nublados ou nas estações nas quais os dias são mais curtos, os painéis conseguem gerar energia elétrica. Assim, enquanto houver sol, a energia solar fotovoltaica estará acessível.
Créditos com a fornecedora de energia elétrica
Nos períodos de pico de geração, caso o condomínio não consuma toda a energia gerada, é possível distribuir o excedente para a rede e ser compensado na fatura mensal. Isso significa que, nesses momentos, o condomínio fornece energia e é remunerado por isso. Além disso, nos períodos de maior consumo de energia, o valor da fatura não sofre aumentos.
Encontrando a empresa certa
Seus condôminos vivem questionando os aumentos na conta de luz? A EP Engenharia está a mais de seis anos entregando qualidade, economia e sustentabilidade no mercado de energia solar. Trabalhamos com a mentalidade de quem acredita no negócio e para isso cuidamos de cada entrega e cada processo desde o planejamento até após a instalação. Não é atoa que já são mais de 245 projetos aprovados. E para conquistar a sua liberdade energética é só clicar aqui.
Category:Blog